Artigo

24/03/2019
Autor: Renata Soltanovitch
A arte da leitura
A necessidade de ler

Ler é uma arte. Não no sentido artístico, mas no criativo, visto que, ao fazer a leitura de um texto e interpretá-lo, o leitor ainda precisa imaginar a contextualização do que foi escrito pelo autor.  


Quanto mais o leitor interpreta as palavras ali escritas, mais ele despe a alma do seu autor, uma vez que ali, certamente, estarão sentimentos e passagens de seu cotidiano, emaranhadas em personagens, paisagens, situações.


Só quem escreve sabe o quanto sua alma é rasgada e suas ideias debulhadas, como se pétalas de flores fossem.


Para aquele que tem o hábito da leitura, o livro é um companheiro, é a ausência do tédio, é a criação de momentos insólitos que só a imaginação mais fértil é capaz de gerar.


O leitor assíduo escreve melhor e tem o dom da escuta ativa, pois, como tem a paciência de compreender o desenrolar de uma história criada pelo escritor, também a tem para ouvir melhor o seu interlocutor.


Os filósofos afirmam que ler muda a pessoa, e esta muda o mundo! E mais: quem não lê acredita facilmente no que os outros dizem!


Sem leitura, não se tem conhecimento das inovações, situações, pensamentos alheios, até para formar os do próprio leitor.


A leitura gera conversas com o alheio, ajuda a abrir horizontes.


Não se diz apenas de livros de literatura, mas também daqueles para sua carreira, qualquer que seja ela. É algo que facilita sua ascensão profissional.


A leitura também não deve se restringir aos livros técnicos, mas incluir também os que ensinam o leitor a conviver melhor com o próximo, seja o colega de trabalho, o cliente, o fornecedor.


Há livros para todos os gostos, todos os aprendizados, todos os sentimentos!


O livro ajuda a aprender idiomas, conhecer um país distante, culturas diferentes.


Mesmo quando o livro não é bom, certamente ele é ótimo. Parece contraditório, mas não é, pois há sempre o que aprender com aquela leitura, inclusive uma boa bibliografia sobre o assunto.


Muitas vezes um único livro é o condutor de um bom desenrolar de vida, com mudanças de pensamentos e de comportamentos.


O livro lido satisfaz o desejo de viver muitas vidas, de conhecer muitas pessoas revestidas em seus personagens, em suas histórias, em seu tempo.


Tenha uma experiência literária, se dê esta chance.


E você, o que tem lido ultimamente?